segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Verdadeiras Xadrezices à Portuguesa !

.
O António Pereira dos Santos elaborou um documento onde exprime a sua posição sobre Dresden, e representações anteriores, nomeadamente Calviá.
Os problemas com as representações nacionais não são de agora!
O que está mal é que as interpretações de regulamentos levam a que o nome do País, PORTUGAL se veja envolvido em constantes polémicas.
Algumas associações pediram Assembleia Geral extraordinária para tentar apurar a verdade dos factos. A política negou-a...!
Vamos ver qual será o próximo lance.Iremos permitir que regulamentos manobráveis ditem quem é seleccionado ?
O caso do regresso do GM Peruano Ganda Zuniga é sintomático. Aplicados os regulamentos portugueses, este extraordinário jogador não poderia representar o Perú. Não teria 30 partidas!
Caso Garry Kasparov regressasse à actividade , pelo regulamento nacional, também duvido que pudesse jogar, aplicando o mesmo critério.
Imaginemos agora que por interesse do xadrez nacional, um ou dois fortes jogadores se naturalizavam portugueses. Que giro seria a FPX ter um ou dois GM's de 2600 pts ao seu dispôr e levar jogadores mais fracos...
Mas... não é para achar piada! Na selecção feminina fizemos isso! Optamos por uma jogadora veterana com 1750 Elo, em detrimento de uma jovem jogadora com cerca de 2000 ELO. São apenas 250 pontos de elo.. Que é isso para Portugal?

São demasiadas xadrezices para um artigo só, pelo que passo a publicar o mail que o A.Pereira dos Santos enviou para divulgação.

"Caros amigos,

Embora este triste episódio da representação nacional nas

olimpíadas de Dresden tenha terminado (pelo menos

nesta parte) com o lamentável fim que conhecemos envio-vos a minha

posição sobre o assunto dado que fui parte interveniente no episódio, também

lamentável, da representação em Calviá 2004, para o fim que julgarem conveniente.

Um abraço,

António P. Santos"




AQUI pode ver a posição de António Pereira dos Santos

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Viva

Gostava simplesmente de dizer que é chegada a hora de proceder à MUDANÇA dos corpos directivos (?) que desgovernam a FPX.

Mais do que afirmações de desagrado público, penso que no sítio certo, em Assembleia Geral, seja possível votar a queda desta direcção.

Isso implica necessariamente uma conjugação de esforços junto das pessoas de bem, que queiram bem à modalidade, não só no plano de intenções mas de acções, para uma constituição de uma LISTA alternativa!

É uma questão de bom senso proceder desde já aos contactos com os personagens mais capazes de dar a volta a este estado de coisas.

Essas pessoas são conhecidas. Vide junto das diversas Associações quem mais tem apresentado as contestações mais frequentes e intransigentes com as tomadas de decisão incompreensíveis e discricionárias deste Sr.Presidente da FPX.

Cumprimentos escaquísticos.

J.A.Godinho Correia

E que tal uma partidinha de Poker ???