segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Na hora da despedida...

.



Terminou a visita do GM António Fernandes a Cabo Verde.
Acredito que o António Fernandes não esquecerá esta visita. Não só pela polémica que houve antes sobre a sua não inclusão na equipa olímpica, mas porque acabou por ir para um País onde certamente foi acarinhado e tratado como um GM merece ser.
Estou certo que a Deusa Caissa deve estar agradecido aos homens e mulheres que em Cabo Verde proporcionaram uma excelente promoção do xadrez.

Francisco Carapinha, um ribatejano que gosta muito de xadrez, descreve assim o último dia do evento:

"O que é bom também se acaba.

No último dia, depois do 1.º Torneio de rápidas realizado em Cabo Verde, realizou-se a 3.ª e última sessão do Torneio comemorativo do 21.º Aniversário da AXSV, cuja classificação final foi a seguinte:

1.º LUÍS FERNANDES (S. VICENTE)

2.º JOSÉ D. ANDRADE (PRAIA)

3.º ALESSANDRO MAZZONNI (S. VICENTE)

4.º ANTÓNIO MONTEIRO (S. VICENTE)

Depois foi a apresentação do livro “Antologia Pessoal” de António Monteiro (um dos jogadores do torneio),apresentação feita por Francisco Carapinha e por António Fernandes. É de salientar que este livro, tem uma parte em prosa, depois uma parte dedicada ao xadrez e finalmente poesia, com prefácio de Nuno Rebocho. Fica aqui um poema do nosso poeta/xadrezista:

Palavra ê nha distino (Palavra é o meu distino)

Palavra ê nha spada (palavra é minha espada)

má palavra ta dispadaçan (mas a palavra despedaça-me)

Palavra ê nha skudo (Palavra é o meu escudo)

má palavra ta dam kudado (mas a palavra dá-me cuidado)

Palavra ê cérebro (Palavra é cérebro)

e palavra ê tino (e palavra é tino)

Palavra ê nha celibraçon (Palavra é a minha celebração)

E palavra ê nha distino (e palavra é meu destino)

A tradução é minha.

A seguir á apresentação houve a entrega de prémios, comentário das partidas, alocução do GM António Fernandes, sobre o Festival e sobre o que lhe pareceu o Xadrez em Cabo Verde e finalmente dei por encerrado o evento

Seguem fotos do Jantar de sábado (as senhoras, uma é esposa do n/tesoureiro e outra é a minha esposa),

da última sessão do Torneio e da apresentação do Livro, bem como as partidas da 3.ª sessão.

Um abraço,

Francisco Carapinha"

Pode carregar AQUI as partidas da 3ª jornada em formato pgn.

O festival acabou, agora é desfrutar um pouco de S. Vicente e “morabeza” caboverdiana.

O descanso dos guerreiros: nas fotos, Antº. Fernandes na partida de golfe que hoje disputou e os participantes desta manhã (da esqª. Para a dt.ª: Rui Vera Cruz – Presidente do Conselho Fiscal da AXSV; Francisco Carapinha, António Fernandes; Carlos Mões – Tesoureiro da AXSV e João Lizardo – Presidente do Clube de Golfe de S. Vicente).


...

Sem comentários:

E que tal uma partidinha de Poker ???