Esta mensagem chegou por mail. Há muito tempo que não "posto" nada sobre xadrez, simplesmente porque não há xadrez em Portugal. Este mail põe o dedo na ferida sobre algumas das coisas que têm contribuído para o desaparecimento do xadrez em Portugal como modalidade séria. Digamos que o xadrez é o reflexo do resto do País...
AS ÚLTIMAS DA FPX – ASSIM O ESPERO
É triste mas é verdade e as verdades têm que ser ditas. Posto isto, esclareço os menos atentos às incompetentes decisões que esta direcção da FPX já nos habituou e que tem vindo a tomar desde a sua tomada de posse.
Hipocrisia – é realmente uma hipocrisia, quando nos tentam impingir algum produto, mandando-nos com areia para os olhos, não olhando a meios para concretizar os seus objectivos. Efectivamente foi o que esta direcção nos fez quando há poucos meses atrás, se bem se lembram, pela primeira vez na história do xadrez em Portugal fomos todos informados das despesas inerentes à realização do campeonato nacional de equipas 2009. Parece ninguém ter estranhado tal atitude! Parece que estes indivíduos da direcção da FPX até se queriam redimir das porcarias que tinham vindo a fazer! Mas não, afinal as aparências iludem e na realidade lá estavam eles, outra vez mais, a mandarem-nos com a areia para os olhos. Porquê digo isto? Estão vocês a interrogar-se neste preciso momento. Passo a explicar, a realização desse campeonato em Gaia, já estava planeada há muitos meses e a escolha desse orçamento só foi possível na medida em que, com segundas intenções, haviam alterado as datas do calendário para a realização dessa prova. Desse modo, ao adiantar uma simples semana no calendário
(passando-se do mês de Julho para o de Agosto, muito importante esta sábia decisão) como todos se devem recordar, as despesas organizativas relativamente ao Hotel Évora iriam subir estrondosamente sem qualquer dúvida, o que deixava o caminho livre, sem qualquer crítica, para essa proposta ser preterida em favor da opção de Gaia. E assim terminou uma história que só não teve um final feliz porque, infelizmente as condições onde se disputou esse campeonato dificilmente poderiam ser piores. Disputar apenas a prova mais importante de equipas no nosso país, com alguns jogadores estrangeiros de renome, numa cave de
um hotel, sem quaisquer condições de luminosidade, numa pequena sala onde se sentavam dezenas de pessoas respirando oxigénio saturado, a qual em virtude da sua dimensão e do número de praticantes não possuía a devida circulação de ar. Condições que, tanto jogadores como os presentes puderam testemunhar e criticar. Inclusivamente os próprios jogadores do clube não perceberam o porquê de tal mudança, quando comparadas as condições de jogo de Évora e de Gaia. O que se torna muito grave é que, os actuais dirigentes haviam tomado conhecimento das respectivas condições e inclusivamente participantes no Open Internacional lá realizado semanas antes, já haviam chamado à atenção sobre as mesmas.
Foto obtida em: flickr.com/photos/
Incompetência – A birra efectuada acerca do campeonato nacional de semi-rápidas, é mais uma daquelas em que é demonstrada a atitude do poder, em que se diz eles querem, eles podem e eles mandam. Alguém poderá explicar o motivo pelo qual foi retirada a organização do Campeonato Nacional de semi-rápidas para este ser realizado em Mirandela no mesmo dia do outro? Qualquer motivo poderá servir para explicar a mudança, agora a coincidência das datas numa altura em que são escassos os torneios existentes no nosso país, é no mínimo uma atitude de incompetência para quem tinha por bandeira a dinamização da modalidade.
Vergonha – Se isto é uma federação de xadrez, então esta deixa muito a desejar. Durante toda a vida ouvi um lema que diz o seguinte, “Quem não se dá ao respeito, não pode ser respeitado.”
Como é possível que uma direcção de uma federação de uma modalidade desportiva, coloque no seu site a seguinte informação:
Estágio Nacional de Jovens- 1º Festival de Xadrez de Mirandela
Tem início, dia 20 de Julho, o 3º Estágio Nacional de Jovens que terá lugar em Mirandela, com o apoio da Câmara Municipal de Mirandela e a Associação de Xadrez de Bragança. Esta actividade está integrada nos eventos do 1º Festival de Xadrez de Mirandela:
-De 1 a 31 de Julho: entre as 21 e as 24 horas, as Noites Quentes no Parque do Império;
-Dias 18 e 19: 24 horas de Xadrez 2009;
-De 20 a 24: 3º Estágio Nacional de Jovens;
-Dia 26: 1º Campeonato Nacional Aberto de Troca Peças;
-Dia 31: 8º Open das Noites Quentes.
Eleições – Finalmente um dia que terá certamente uma grande adesão às urnas ou talvez não? Elegerão os mais dos mesmos ou talvez não? Existirão ainda muitos adeptos (ou antes cépticos) a apoiarem a respectiva direcção pelo trabalho desempenhado ou talvez não?
Sem comentários:
Enviar um comentário