segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

FPX - O aumento encapotado

.
Regras de Filiação, válidas para a época de 2008/2009



.../...
14) Serão emitidos cartões de atleta, árbitro, formador/treinador e dirigente. A FPX emitirá o cartão de atleta a cada jogador que se pretenda filiar na época desportiva de 2008/2009 desde que envie uma fotografia digitalizada juntamente com o processo de filiação electrónico. Os cartões e as vinhetas serão enviados para as Associações. A emissão de cartões em segunda via terão o custo de 3 euros.
Para a época desportiva de 2008/2009 os cartões serão obrigatórios.

Traduzindo: diminui a qualidade do xadrez português e aumentam os custos!
A juntar aos 10 euros de filiação sénior e a 1 euro de seguro desportivo, temos agora mais 2 euros para um cartão que ninguém sabe para o que serve.
Se é para identificar o jogador, e isso acho bem, tenho um Bilhete de Identidade perfeitamente válido e com fotografia. Está certificado pelo Estado Português ! Para quê outro cartão inútil e que sobrecarrega financeiramente a filiação de jogadores ?
20 jogadores a 2 euros são 40 euros! Eu, e o meu clube preferirão doar 4 tabuleiros a locais onde saibamos que se vai jogar xadrez ! E... não é teoria ! Amanhã mesmo vamos doar 2 para um local de Santarém onde estamos a tentar fomentar o xadrez. Certamente 20 euros muito mais bem empregues do que em 10 cartões não sei de quê... !
Acho que a FPX tem semelhanças com as formas que os sucessivos governos usam para sacar impostos encapotados aos portugueses.
Os governos em nome da ecologia penalizam os cidadãos, mas aí de alguém que use óleo alimentar no seu carro a diesel. Leva uma multa de todo o tamanho! Será talvez melhor para o ecossistema do planeta despejar esse produto na sanita ?
Pois a FPX comporta-se da mesma maneira ! Em nome de um cartão obrigatório que custará uns cêntimos, prepara-se para embolsar uns milhares de euros à conta dos jogadores.
Uma ninharia... apenas um aumento de 18 % de um ano para o outro!
Já alguém falou em criar uma Associação de jogadores. Eu vou mais longe!
É preciso repensar o modelo em que a FPX "subsidiodependente" assenta, o que faz e para o que serve...
Acho que actualmente, para muito pouco !

Como diz Medina Carreira: "Isto é uma fantochada sem nome ! "

1 comentário:

Rui Pascoal disse...

O homem hoje tá mau!
Um autêntico Diabo da Tansmânia.

Como é, renovas o cartãozinho ou não?...

E que tal uma partidinha de Poker ???