terça-feira, 11 de novembro de 2008

Francisco Carapinha-Directamente de Cabo Verde





O nosso amigo Francisco Carapinha brindou-nos com a 1ª de muitas crónicas (esperamos) , directamente do Mindelo.



Hoje é dia de S. Martinho, mas ontem, aqui, foi noite de recepção no Navio Escola Sagres.

Pela 27.ª vez, este navio embaixador, atracou na linda baía do Porto Grande, cá no Mindelo, brindando a comunidade lusa desta cidade, e não só, com uma extraordinária recepção, onde não faltaram os bons queijos portugueses, bacalhau, leitão e outras iguarias da nossa terra, além claro, do bom “tintol”.

Anfitriões, o Comandante do navio, Capitão-de-Fragata Luis Pedro Pinto Proença Mendes e embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Graça Andresen Guimarães, acompanhados pelo eurodeputado Ribeiro e Castro (muito preocupado em saber o resultado do Benfica) e pela cônsul honorária de Portugal no Mindelo.

É sempre emocionante estar a bordo deste navio, que além de ter como missão principal, “possibilitar um amplo e profundo contacto com a vida do mar às sucessivas gerações de oficiais da Armada, através das viagens de instrução nele efectuadas” é também um verdadeiro centro de convívio para as comunidades portuguesas radicadas nos países por onde passa.

Todos aqueles que viveram ou vivem fora do país sabem como é bom quando os “tugas” se juntam. Se há coisa boas que Portugal tem, este navio e as suas missões, são sem qualquer dúvida uma delas, permitindo muitas vezes a aproximação das gentes da nossa terra.

Aconselho uma visita a http://sagres.marinha.pt/NRPSagres/site/pt

Nas fotos anexas, pode ver-se o “Sagres” atracado na baía do Porto Grande com o “Monte Cara” (ex libris da cidade) em fundo.

Um abraço,

Francisco Carapinha



Sem comentários:

E que tal uma partidinha de Poker ???