quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Xadrez em DVD "Jogada para a Morte"

.

Knight Moves (1992) - Ontem fui ao Pingo Doce, (ou Feira Nova) , coisa que nunca sei nem reparo porque para mim é igual ao litro .Ir a um supermercado é para lá deixar o dinheiro., e pouco me interessa se é para A ou B. Neste caso, mesmos patrões, mesma decoração, mesmas marcas, mesmos apelos ao consumo.
Sendo eu um gajo que gosto de aproveitar pechinchas, e tendo agora algum tempo livre, tenho curiosidade em pesquisar oportunidades.
Vai daí, resolvi ir ver os DVD's em exposição na área das pechinchas. Desde 1 euro e pouco, passando por 3 euros e qualquer coisa, até 5,83 euros ,2 DVD's numa escolha algo alargada.
Fui vendo se havia algo que me agradasse, e saltou-me à vista a "Jogada para a morte" com o Christopher Lambert.
Confesso que não sou um cinéfilo, mas pelo menos os artistas mais conhecidos ficam no ouvido.
O actor principal deste filme, dentro dos que conheço o nome, é para mim uma segunda figura da 7ª arte.
Diria que no xadrez, são aqueles "empatas" que não são mestres, mas que é sempre preciso ter muito cuidado quando se joga com eles pois têm boa força de jogo.
Este actor é daqueles que não ganha torneios, mas fica normalmente bem classificado.
Na capa, que reproduzo, aparece um cavalo e um tabuleiro de xadrez, coisa que me chamou a atenção, e fez ler o verso do DVD.
O filme, não é uma obra prima, tem muitas imprecisões escaquistícas, mas não deixa de ser interessante de vêr.
Poderia certamente ter uma pesquisa dentro da área e ter uma maior fidelidade ao que é verdadeiramente o xadrez, aos ambientes de alta-competição, às personagens que o habitam. Por exemplo, a "invenção" de um nome para uma abertura acho que não tem qualquer razão de existir.
Penso que não pagaria direitos de autor, escolher um nome de abertura que reproduzisse fielmente os lances que o filme queria colocar na tela (neste caso na TV ou monitor).
Curioso é também o relógio da Garde que aparece logo de inicio em grande plano. Seria difícil arranjar um relógio da época (1972) ?

Vejam o filme, que até tem uma história interessante...


Clike na imagem para visualizar o texto






.

5 comentários:

Anónimo disse...

chiça! Não mostrar isto a crianças! A cena inicial do puto a espetar na mão do míudo a caneta depois da derrota é assustadora! Depois a mãe a esvai-se em sangue e tenebroso...o resto, enfim, só mesmo em saldo de hiper. ( penso não me ter enganado no filme, pois não? Bem o Lambert é mesmo mau actor, um canastrão)
Aliás outro filme muito mau, embora o livro de Arturo Perez-Reverte seja excelente é "A tabua de Flandres"- Uncovered de Jim McBride.

Bons ou Excelentes filmes de e sobre xadrez que tenho:

" A Diagonal do Bispo" de Richard Dembo e um Michel Piccoli óptimo

"A Defesa Luzhin" de Marleen Gorris com uma interpretação
incrível do John Turturro e uma reconstrução de um possível cenário de torneio antigo que me deixa de boca aberta.

" Searching For Bobby Fischer" de Steven Zaillian e...é bem burro o treinador de xadrez que não tem este filme nem o recomenda aos miúdos!

"Chess Fever" de Pudorkin e Shipovsky : ò meu deus só para ver, Capablanca, Reti, Speelmann, Torre, Marshall, etc, etc!

"La Partie d'Échecs" de Yves Hanchar , com Catherine Deneuve e inspirado em Morphy e Staunton! Um filme raríssimo e que o "Je" gravou da TV vai para uns anos!

Abraço e desculpa esta incursão no teu blogue.
Arlindo Vieira

Anónimo disse...

Há uns anos atrás também vi uma capa que indicava um filme sobre xadrez! E vai daí, fanático como sou, toca a comprar (ainda em VHS)! Meu Deus! Que filme triste... tão fraquinho que à primeira oportunidade o dei de prenda. :)
Só para verem como percebiam de xadrez: o genérico era um tabuleiro de xadrez em 3d, muito bem feito, só que... as peças estavam nos lugares errados (bispos e cavalos)! Quanto à história: muitas mortes e, de vez em quando, qualquer coisita (muito fraquinha) sobre xadrez. É pena não me lembrar do título...

Anónimo disse...

Não se zangue, caro anónimo, mas por acaso sei o título do filme: acho que é o "neiboughrs from Hell", com o título aportuguesado de "Aliens de Francisco Foreiro"
Realmente tem razão , é um filme triste, fraquinho, com muitas "mortes" e muito pouco xadrez.
Gosto da ironia e do sarcasmo, que se há-de fazer?! E ...detesto Aliens!
Arlindo Vieira

Xeque-ao-rei disse...

Amigo Arlindo "desculpa a invasão do teu blogue"?
A tua presença, e os teus comentários são uma honra para este bloguito.
Sim, o filme é mesmo esse com essa cena inicial. Por isso é para maiores de 16 anos.
Este filme com o Anthony Hopkins, Robin Williams ou por exemplo o Jack Nicholson (alguns dos meus actores preferidos) ganhava outra dimensão.
Quando te apetecer publicar alguma coisa, o xadrezices está sempre ao dispor: "é bar aberto ! ". Abraço!

Sedan75 disse...

Opa!
A postagem tá viva ainda? :)

Eu tenho este filme em VHS! Aki no Brasil, lançaram com o titulo "Face a Face com o inimigo". É um bom filme, ainda com C. Lambert no auge!

Aproveito, embora acredite que você já conheça e até ja tenha assistido, "Lances Inocentes" e "O Ultimo Lance" (titulos no Brasil), este ultimo, com John Torturro.

Abraços!

E que tal uma partidinha de Poker ???